Guia alimentar interativo é aposta contra obesidade no Brasil

Estudo do Ministério da Saúde no ano passado mostra que o índice de obesidade no Brasil aumentou 54% entre 2006 e 2012. Grande parte dos brasileiros não tem uma dieta saudável e as crianças são as maiores vítimas. Em resposta, alunos da USP desenvolveram o primeiro guia alimentar interativo.

O objetivo do chamado “Meu dia Alimentar” é ser intuitivo e pessoal. Como o foco do projeto inicial é voltado para crianças, à primeira versão do guia de alimentação é um quebra-cabeça.

Cada peça contém nome e ilustração do alimento, quantidade por porção e cor referente ao grupo alimentar. A base do quebra-cabeça indica, por meio dos espaços coloridos, o número de porções de comida de cada grupo a serem consumidas diariamente. Para uma alimentação balanceada, devem-se preencher todos os espaços da base com seus respectivos grupos/cor e porção de alimentação –confira o funcionamento na ilustração abaixo.

Mapa de funcionamento do “Meu Guia Alimentar”

“Entendemos que a patente é uma forma de termos a propriedade intelectual do projeto, e por meio disso, poderemos trabalhar para levar o ‘Meu Dia Alimentar’ para todos os cantos do país”, diz Gabriela Bizari, aluna de nutrição e uma das idealizadoras do projeto ao lado de Adriano Furtado, que faz design.

A dupla esta criando uma versão do guia de alimentos para aplicativos. “Neste momento estamos trabalhando nas adaptações para fazer a ferramenta funcionar o quanto antes”,  revela Grabriela.