Artista gráfica usa estilete para expressar dor em quadros

As histórias de superação do câncer são muitas. Alguns buscam a fé, outros o apoio de famílias e amigos. De uma forma inusitada, a artista plástica e gráfica Vilma Kano viu nos quadros a oportunidade de expressar a dor sentida com os estiletes durante a remoção completa dos seios em uma cirurgia.

Vilma foi diagnosticada com câncer de mama em setembro de 2013. Ao relembrar este período, a artista da indícios de que parece ser impossível esquecer a experiência sem ficar com as marcas que vão além das cicatrizes.

Nos quadros, Vilma tenta passar por meio da aplicação de cores, sensações diferentes, mas todas positivas. “Por mais que a batalha seja difícil, tento mostrar para as pessoas que elas podem superar a dor ”, explica.

Com preços que variam de R$ 500 a R$ 2.000, o objetivo da artista é ajudar mulheres com câncer de mama. Com uma certa parcela de valor arrecadada de cada venda das pinturas, a artista reúne quantidade suficiente de dinheiro para doar a uma pessoa em tratamento da doença.

Dos 15 quadros já vendidos, quatro já estão na fila para serem destinados a uma paciente com câncer nos hospitais estaduais de São Paulo. Com a venda dos primeiros 11, Vilma conseguiu pagar o seu próprio tratamento, que segue em continuação.

Para o futuro, a artista espera conseguir reunir dinheiro suficiente para comprar aparelhos de mamografia para hospitais públicos da cidade de São Paulo.