Gadget nacional permite que pais monitorem saúde de bebês

Os bebês são o novo alvo dos wearables (produtos eletrônicos vestíveis). Atualmente existem no mercado diversos produtos que monitoram os recém-nascidos. Mas esta tecnologia ainda não é tão acessível aqui no Brasil.

Uma startup paulista desenvolveu o primeiro wearable nacional que monitora bebês com informações essenciais em relação ao seu desenvolvimento.

O BabyHug é uma espécie de boton para ser afixado na roupa do bebê e que verifica informações essenciais como respiração, movimentos bruscos, barulhos, eventuais quedas e distanciamento do aparelho. Todos os dados coletados são enviados para os celulares dos pais, em tempo real, por meio de um aplicativo.

“Assim como em uma babá eletrônica, é possível ver a imagem do bebê e ouvi-lo. Entretanto, o equipamento se diferencia por permitir que os adultos, por meio do smartphone, falem com a criança à distância e até mesmo selecionem músicas para acalmá-la”, diz Roberto Castro Junior, sócio-proprietário da Ventrix, startup de Cotia, na Grande SP, que desenvolve soluções inovadoras para medicina.

Além disso, o dispositivo também permite verificar o que acontece no quarto da criança, a qualquer momento através de qualquer lugar. Um segundo aplicativo conecta o sistema a outros dispositivos móveis, como tablets e smartphones, fazendo com que esses equipamentos funcionem como câmera. Dessa forma, é possível saber se o bebê está acordado, dormindo, se mexendo ou chorando através da conectividade em rede de dados.

O BabyHug custa R$649 e pode ser encontrado nas principais lojas on-line do país, como Submarino, Americanas, Extra, Pontofrio, Casas Bahia, Mercado Livre e Shoptime.