Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Livro colaborativo reúne histórias de amor

Todo mundo tem uma história de amor para contar. Mas, na maioria das vezes, as que ficam conhecidas são as mais românticas, as de filmes de cinema e de novelas de televisão. Mas quem já amou sabe que a realidade nem sempre é tão doce e passa longe dos contos de fada.

Foi assim, querendo falar de amor em um sentido mais amplo, mais honesto, querendo retratar o amor em todas as suas formas, que três amigos se juntaram para fazer um livro chamado “Desnamorados” que vai reunir histórias diferentes sobre o sentimento, escritas por diversos autores, sejam eles amigos, conhecidos, desconhecidos, poetas ou não.

“A ideia é reunir histórias que fujam do padrão, da ideia monogâmica. Queremos explorar várias formas, saber o que as pessoas estão vivendo ou deixando de viver”, conta Ana Haddad, uma das idealizadoras do projeto.

Anna é advogada e uma das fundadoras da Cinese, uma plataforma de aprendizagem colaborativa. Neste projeto é parceira de Filipe Larêdo, advogado e produtor editorial, que atualmente trabalha na editora Empíreo, e de Uiu Cavalheiro, formado em artes visuais e estudante de letras.

“Nós três temos muita coisa escrita sobre amor, sobre relacionamentos. Mas muitas outras pessoas também têm histórias muito bacanas para compartilhar. Não faria sentido fazer um livro proprietário, por isso pensamos em fazer algo colaborativo, bem aberto e horizontal”, conta Anna.

Por isso, até o dia 10 de abril, o projeto recebeu textos de qualquer tipo literário (ou não) para integrarem essa coletânea. Os textos vão passar por uma curadoria que vai priorizar a diversidade das histórias. Em duas semanas de coleta, os idealizadores já receberam mais de 300 textos.

E todos eles devem obedecer duas regras simples: falar de amor e os nomes dos personagens, Pilar e Acir. “Esses nomes são dos personagens de um conto que vai estar no livro e se chama ‘Pintas’, é de um amigo nosso e nos inspirou bastante na idealização desse projeto. Além disso, eles são nomes flexíveis, Acir pode ser homem ou mulher, Pilar pode ser sobrenome. Vimos nos textos que recebemos que as pessoas estão brincando com isso”, explica Anna.

Para viabilizar a produção e publicação do livro, o Desnamorados está no Catarse. Em 20 dias no ar, já arrecadou 22% de sua meta inicial, estimada em R$ 25 mil.

Os textos que estão nas imagens acima farão parte do livro

Por Fernanda Kalena