Startup lança solução para entrega rápida de encomendas em SP

O problema da mobilidade urbana nas grandes cidades compromete também a rapidez na entrega de encomendas. “Chamar um motoboy sempre foi uma tarefa difícil, ligar na agência, checar disponibilidade, tempo de espera e valores muito altos dificultam muito esse serviço”, diz o engenheiro aeronáutico Jhonata Emerick Ramos, 31 . O também empreendedor, que fez carreira no mercado financeiro, viu nessa dificuldade uma oportunidade de negócio e lançou a  99motos.

“Somos uma startup focada em soluções de logística urbana. O nosso primeiro projeto foi uma solução para o mercado de entregas expressas que permite localizar, contatar e contratar o motoboy”, conta.

A partir da inspiração dos aplicativos de táxis, eles criaram a versão online da empresa e também um “app mobile” que pode ser baixado na loja do Google Play.

“O cliente entra no nosso sistema e informa de forma simples e rápida o local de retirada, o de entrega e alguma informação que ajude o motoboy. Podem ser programados até dez destinos no mesmo pedido”, conta.

A partir deste momento, o sistema inicia uma busca pelos motoboys mais próximos do local da retirada e dispara a mensagem para todos, assim que o primeiro motoboy aceitar o serviço, em torno de 2 minutos, aparece na tela do cliente os dados do prestador de serviços assim como sua foto para que o cliente possa ter a segurança de que aquele é realmente um motoboy homologado pela empresa.

“O trajeto pode ser monitorado online e a cada retirada ou entrega é solicitada a confirmação do status do serviço. A nossa maior preocupação é garantir a segurança do cliente, do motoboy e da encomenda, para isso montamos uma equipe que está o tempo todo monitorando as corridas.”

Com base na preocupação com a segurança, Ramos conta que desenvolveu um modelo de negócio diferenciado que garante que o serviço seja prestado de forma mais comprometida. “Hoje, apenas 30% do valor pago para as agências é repassado para os motoboys que, em sua maioria, trabalham de forma informal ou autônoma. Na 99motos, ele fica com 100% do valor da corrida e paga uma taxa de R$ 0,99 por ponto (6km) para nós. Ou seja, aumentamos consideravelmente a renda do prestador de serviços e diminuímos o custo para o cliente.”