Designer chinês cria embalagem retornável para compras on-line

De acordo com especialistas, este ano os consumidores devem gastar cerca de R$ 3,3 trilhões em compras on-line, cinco vezes mais do que uma década atrás. Como o crescimento e a popularização do e-commerce, o número de embalagens utilizadas para transporte também tem sido considerado abusivo e classificados como um método não sustentável.

O chinês Yu-Chang Chou espera ajudar a diminuir esse impacto ambiental, por meio de um novo projeto em que uma caixa possa ser reutilizada até 200 vezes. A sacola Repack tem duas partes: uma camada externa feita de garrafas recicladas e uma almofada interna, que não prejudica a mercadoria.

Uma vez que o pacote com produto chega à casa do consumidor, ele deve ser dobrado –conforme instruções no próprio verso da embalagem– e quando tiver o tamanho reduzido, depositado em caixas de correio para ser devolvido e reutilizado em outras entregas de mercadorias pela loja virtual responsável pela entrega.

Além de tornar a entrega mais eficiente devido ao seu tamanho que pode ser reduzido na hora da devolução, os pacotes reutilizáveis são projetados em três tamanhos básicos –pequeno, médio e grande– afim de transportar roupas, livros e objetos eletrônicos de pequeno portes.

Por enquanto o projeto é apenas um conceito. O chinês desenvolveu a ideia para o programa de pós-graduação da Royal College of Art, tradicional faculdade de artes do Reino Unido.