Projeto inovador leva inclusão à sala de aula em Nova Friburgo

Uma professora de artes do Sesi de Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, criou um teclado colorido e com botões gigantes que permite alunos com problemas motores escreverem no computador.

Batizado de Nico-Tecla, o teclado gigante foi desenvolvido por Sandra Sicuro exclusivamente para o menino Nicholas Hildebrandt, 10 anos, quem tem dificuldades de coordenação motora.

O menino Nicholas Hildebrandt, 10 anos, quem tem dificuldades de coordenação motora brinca com o teclado

A professora sequer usa computador em suas aulas, mas identificou o potencial do aluno e pensou numa solução para lhe dar mais autonomia.

Graças ao invento da professora, o menino pode realizar o sonho de poder escrever. Nico, como é carinhosamente chamado, cursa o 4º ano do Ensino Fundamental.

A professora Sandra Sicuro e o menino Nicholas Hildebrand

O Nico-Tecla foi o vencedor do Prêmio Atitude Inovadora 2013, na categoria Projetos aplicáveis ao processo educacional do SESI”. O prêmio foi criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) para incentivar a inovação entre professores, alunos e profissionais do Sesi, Senai e da própria instituição.

A professora Sandra Sicuro (a 2ª da esq. para a dir.), que desenvolveu o teclado gigante Nico-Tecla

O protótipo fez tanto sucesso que é uma das prioridades da Firjan como projeto inovador criado por funcionários para ser multiplicado por outras escolas que tenham alunos com o mesmo tipo de necessidade. A ideia é produzir 25 unidades para distribuir nas escolas da rede.