Adesivos na caixa de correio permite que moradores dividam seus bens

Foi-se o tempo em que os vizinhos costumavam bater na porta da sua casa para pedir alguma coisa emprestado. Agora, com o advento da tecnologia, é mais cômodo pedir algo via internet do que, eventualmente, ir à casa ao lado.

Para resolver este problema, uma pequena comunidade da Suíça criou o projeto Pumpipumpe. A ideia é que moradores coloquem adesivos nas caixas dos correios com fotos de objetos que se voluntariam a emprestar para aqueles que apreciam uma boa caminhada.

Inicialmente, Pumpipumpe foi criado para permitir que aqueles com bombas de bicicletas disponibilizassem o objeto próximos a caixa de correios para ajudar ciclistas numa eventual emergência. O esquema, desde então, expandiu para um projeto que permite que os vizinhos façam uma espécie de ‘propaganda’ de qualquer objeto que tenha disponível para emprestar.

Aqueles que desejam participar apenas precisam pedir um pacote de adesivos no site do projeto por  € 4 (R$ 12) . Cada etiqueta é um pequeno quadrado azul que apresenta ilustrações de uma bomba de bicicleta, cortador de grama, balança para cozinha, brinquedos para crianças e até mesmo acesso à internet.

Os adesivos estão disponíveis para venda na Suíça e na Alemanha. Embora o projeto tem como objetivo recriar as redes off-line, a equipe está trabalhando em um mapa interativo de todos os bairros que participam do Pumpipume.