Aplicativo avisa motorista quando bicicletas se aproximam do carro

Em muitos acidentes envolvendo carros e bicicletas, os motoristas afirmam não ter visto o ciclista ao lado. Um novo aplicativo, chamado BikeShield, tem como objetivo salvar a vida dessas pessoas através de um sistema que alerta automaticamente o usuário quando alguma bike se aproximar.

O app cria uma rede de comunicação entre os veículos, prevenindo possíveis choques entre eles. O dispositivo utiliza o GPS que rastreia a posição de cada bicicleta. Quando se aproxima do automóvel a uma distância considerada perigosa, o programa envia uma notificação para o condutor, que pode ser um efeito sonoro simples ou vinculado a uma mensagem escrita.

Os ciclistas não recebem avisos, mas podem usar o aplicativo de outras maneiras, como para obter uma recomendação do caminho mais seguro, a partir de um sistema que prevê o número de automóveis nas ruas e estradas.

Os designers e criadores da tecnologia pretendem integrar esse app em empresas de seguros de automóveis e, no futuro, inseri-la no próprio veículo. Além disso, o grupo quer integrar essas funções em aplicativos de navegação, como o Waze e o Google Maps.

O BikeShield é gratuito e estará disponível na App Store e na Google Play Store a partir de 12 de setembro.

Via FastCompany