Descarte eletrodomésticos velhos e quebrados sem sair de casa

Início de ano, muita gente compra produtos novos e não sabe o que fazer com os antigos. Ainda mais porque vivemos numa era de inovações tecnológicas, onde é cada vez mais comum os profissionais desenvolverem itens capazes de nos proporcionar conforto e praticidade. O que é novo hoje, amanhã já é antigo.

E a demanda por tecnologia não para, o que faz com que os outros aparelhos eletrônicos que já temos em nossa casa e no escritório se tornem obsoletos mais rapidamente. Mas e os aparelhos eletrodomésticos? A lógica é que o contrário dos aparelhos eletrônicos, muita gente só compra os seus novos eletrodomésticos quando estão quebrados ou ultrapassados. Uma das possíveis razões seria que estes aparelhos só dão problema próximo ao final da vida útil média do mesmo, o que o que normalmente é bem acima do prazo da Garantia Estendida.

Para provar isso, é só observarmos com qual frequência trocamos aparelhos eletrodomésticos como geladeira, televisor, freezer, ar-condicionado, fogão, entre outros, por produtos cada vez melhores e mais modernos. Dificilmente um aparelho destes é trocado com menos de três anos. Mas e quando trocamos? E aí vem o dilema: jogá-los fora e correr o risco de contaminar o meio ambiente ou deixá-los mofando num quarto? O que fazer?

O mais interessante é que o consumidor pode descartar esses objetos sem sair de casa e ter a garantia de que todos os seus componentes serão devidamente reciclados ou tratados da melhor forma possível para reaproveitamento, sem qualquer risco ambiental.

Em São Paulo, por exemplo, a Operação Cata Bagulho recolhe eletrodomésticos quebrados ou abandonados. Basta ligar para 156 e no dia certo deixar o material na porta de casa.

Se você estiver no Rio de Janeiro, fale com a Comlurb pelo 1746. Já em Belo Horizonte, ligue 156.

Também é possível levar pequenos volumes de resíduos recicláveis para os Ecopontos. Procure no site da sua prefeitura o Ecoponto mais perto de você.

Algumas cidades também têm empresas que recebem doações, como o Exército da Salvação. O serviço vai até a casa dos clientes, retira sua geladeira, televisor ou impressora, por exemplo, que não funciona mais, e encaminha os itens para bazares beneficentes. Para contratar o serviço, é só entrar no site da empresa www.exercitodoacoes.org.br.

Os produtos eletroeletrônicos são fabricados com substâncias que, quando em contato com o ar, fontes de água ou alimento, podem causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. É importante salientar que na constituição dos produtos eletroeletrônicos existem substâncias extremamente tóxicas, tanto aos seres humanos quanto para o meio ambiente, e o descarte incorreto desses materiais em aterros ou terrenos pode provocar a poluição do solo, da água, do lençol freático e, consequentemente, do ser humano.