Fibra de abacaxi pode substituir couro na confecção de produtos

Alternativas ao consumo de produtos derivados dos animais não param de aparecer não só na alimentação, mas também na moda. A Ananas Anam Ltda, empresa criada pela designer de acessórios Carmen Hijosa, acaba de desenvolver a Piñatex, um material feito a partir das folhas do abacaxi que pode substituir o couro na fabricação de sapatos, bolsas e até estofados.

Macio, leve, flexível, moldável e de fácil tingimento, o produto, que começou a ser desenvolvido nas Filipinas, já foi testado de acordo com as normas internacionais de ISO para ruptura, costura, resistência ao rasgo, resistência à tração, luz e solidez da cor e resistência à abrasão.

As fibras são extraídas das folhas em comunidades agrícolas por agricultores que ainda podem utilizar o subproduto desse processo como fertilizante orgânico.

A designer inglesa, depois de fornecer produtos para lojas como Harrod’s e Liberty, ambas em Londres, trabalhou em um Centro de Design e Desenvolvimento de Produtos das Filipinas, onde percebeu as potencialidades da fibra do abacaxi. Atualmente o produto, que passou por uma fase de pesquisa no Reino Unido e Espanha, está em fase de testes.