Que muitas empresas adotam processos verdes você já deve saber. Mas, que elas compartilham o modos operandi com a sociedade em evento anual e até mesmo livro gratuito é novidade, certo? E que jovens desenvolveram aplicativos para controle de consumo da água potável, você sabia? Esses e outros projetos de sustentabilidade serão apresentados durante o 13º Bench Day, no dia 2 de julho, entre 9h e 18h30, em São Paulo.

O encontro anual faz parte do Programa Benchmarking Brasil que, desde 2003,  vem unindo pessoas de todas idades e diferentes setores na discussão pela sustentabilidade no País. O objetivo é divulgar exemplos que educam e práticas que transformam. Ao todo, o programa já reconheceu 339 casos de boas práticas de sustentabilidade, 36 projetos de inovações verdes, além das obras artísticas e homenagens.

A grande novidade deste ano é a inclusão de novos segmentos do público jovem nesse grande movimento de valorização das boas práticas sustentáveis junto a sociedade. O Hackathon Mais da Sustentabilidade incentiva e reconhece o talento de jovens designers e programadores que com seus aplicativos ajudam a construir uma nova consciência e cultura em relação aos desafios socioambientais de nossa época. Em parceria com cursos de TI (Tecnologia da Informação) das universidades Anhembi Morumbi e Uninove, a primeira edição do Hackathon MAIS selecionou cinco projetos de alunos que desenvolveram aplicativos de controle hídrico, dando suporte ao uso racional da água.

Este ano, foram selecionados 45 bons exemplos de empresas, jovens, além de artistas plásticos e artesãos, e personalidades engajadas que foram reconhecidos por suas práticas de sustentabilidade. Entre eles estão 11 iniciativas de Recursos Hídricos (25% do total).  Ao final do dia, será apresentada a classificação (ranking) de todos estes bons exemplos que serão certificados como "benchmarking em sustentabilidade".

Criado em 2012, o Benchmarking Junior já reconheceu e compartilhou mais de 36 projetos inovações verdes de jovens talentos brasileiros. Em parceria com as escolas técnicas profissionalizantes ETEC, SENAI e IFSP, o programa apresenta o Ranking dos melhores projetos de sustentabilidade de alunos do nível médio de cursos técnicos.  Este ano, durante o Bench Day serão conhecidos os cinco projetos selecionados que vão desde antibiótico natural de grama passando por flocantes no tratamento de água até um sistema elétrico para cadeira de rodas.