Empresa transforma embalagens em brinquedos educacionais

Em uma aldeia rural remota na cidade do Quênia, na África, os visitantes provavelmente não vão encontrar lojas de brinquedos infantis. É mais comum encontrar pequenos comércios do que aqueles dedicadas para o lazer. Esse fato inspirou uma ideia: e se as embalagens de refrigerantes, leites e sucos fossem transformadas em brinquedos para crianças?

A empresa holandesa de design IDEO’s Amplify transforma embalagens antigas em brinquedos educacionais. A ideia é fornecê-los para crianças que não têm acesso escola e, a partir da brincadeira, elas tenham a oportunidade de aprender a ler e escrever.

Protótipo do brinquedo (Fotos: Reprodução/Fast Company)

A partir de um conceito inovador, garrafas antigas são transformadas em objetos educacionais: com números ou passatempos para as crianças aprenderem a soletrarem as palavras. Outras embalagens incluem pequenas histórias, ensinam o alfabeto e permite que as crianças girem os rótulos para criar uma imagem de um animal.

A equipe de design fez um teste com algumas embalagens e já está negociando como duas empresas alimentícias interessadas em desenvolver o projeto. A ideia é uma das finalistas do desafio de designer Amplify e arrecadou cerca de US$ 100 mil (R$ 320 mil) em um programa de financiamento coletivo para ser viabilizada.