Designer cria logotipos para cada um dos 450 bairros de SP

E se cada um dos 450 bairros de São Paulo tivessem uma identidade visual? Uma espécie de logotipo. Você já imaginou como seriam? Essa é a ideia do projeto Identidade São Paulo, criado pelo casal paulistano Pedro Campos e Stella Curzio.

A ideia surgiu em 2009, mas só saiu do papel em 2013, depois de uma crise criativa, que provocou certa urgência em fazer algo autoral, conta Pedro, que é designer gráfico há mais de 14 anos. Ele resgatou um caderninho antigo de anotações e achou os rabiscos do projeto.

Decidiu então pôr em prática o projeto, inspirado por um fenômeno que ele se esforça para tentar explicar: “Uma palavra que estava acostumado a ouvir vida inteira tornou-se, por alguns instantes, completamente estranha e engraçada. Foi o caso do Butantã. Dizia repetidamente: ‘Butantã, Bu-tan-tã’; e me perguntando: que nome é esse?”.

O designer é o único responsável por toda parte de criação. Stella, que é jornalista e fotógrafa, é quem cuida de todo o processo de pesquisa, buscando referências sobre os bairros e, quando sobra tempo, vai pessoalmente até o local conversar com moradores e descobrir histórias e estórias.

O primeiro bairro a ter seu logo desenhado foi o da Sé, considerado o marco zero da cidade de São Paulo. Aos poucos, outros bairros foram sendo desenhados, e ganhando uma página especial que conta um pouquinho de sua história.

“As quatro zonas regionais e o centro de São Paulo, proporcionam que os paulistanos desfrutem de incomparáveis recursos culturais e de lazer. A grandeza dos monumentos históricos, movimentos artísticos, parques e shoppings, estabelecimentos em funcionamento 24 horas por dia, gastronomia e restaurantes tão bons quanto os melhores do mundo, ruas de compras, belas construções, dentre tantas outras coisas maravilhosas, tornam a cidade inclassificavelmente especial”, diz Pedro.

Para 2015, o casal pretende lançar uma loja virtual, onde serão comercializadas canecas, camisetas, adesivos, ecobags, almofadas, moleskines, quadros, pôsteres e outros suvenires com a cara dos bairros paulistanos.

Com informações do site Brainstorm9