A escritora britânica Ann Morgan lançou um desafio inusitado para si mesma: ler, em apenas um ano, um livro escrito em cada país do mundo. No total, foram 196 livros, de 195 países reconhecidos pela ONU e de Taiwan, hoje considerada uma província rebelde chinesa.

No projeto, um dos desafios foi encontrar edições em inglês de todos os locais. Em alguns países, a dificuldade foi encontrar algo publicado, mas, para isso, ela pediu ajuda de outros autores.

O livro escolhido do Brasil foi "A Casa dos Budas Ditosos", de João Ubaldo Ribeiro, que, de acordo com o site da BBC Brasil, ela considerou "um desempenho envolvente e persuasivo de um escritor de ponta na cena literária mundial". Para ela, a maneira como o autor retrata o pensamento feminino é "impressionante".

Todas as opiniões da escritora se tornaram um livro, que será lançado em fevereiro de 2015, com o título "Reading the World: Confessions of a Literary Explorer" ("Lendo o Mundo: Confissões de uma Exploradora Literária").

Ann Morgan também compartilhou em seu blog (em inglês) a lista completa junto com a avaliação das obras. Confira o artigo feito para a BBC, no qual ela descreve como foi a experiência durante esse ano.

Via BBC Brasil