Investir em educação é desenhar um futuro de inúmeras possibilidades. Destacar mentes brilhantes em um sistema educacional deficiente --como é o caso do ensino público brasileiro-- pode parecer impossível para muitas pessoas, mas não para Nuricel Aguilera. Fundadora e principal fonte de inspiração do Instituto Alpha Lumen (IAL), organização baseada em São José dos Campos, no interior de SP, que propõe um modelo adaptativo de aprendizado, ela aposta na ruptura com os métodos tradicionais para estabelecer uma conexão entre diversos campos de estudo.

“O IAL busca a reconstrução do âmbito escolar com base nas aptidões e metas dos estudantes, focando em seus talentos e interesses”, ressalta Nuricel. Além da estrutura para ensino fundamental e médio no bairro Esplanada, em São José dos Campos, o instituto atua diretamente nas escolas públicas com cursos complementares, preparatórios para Enem e Olimpíadas Científicas, além de palestras e oficinas voltadas aos estudantes e docentes.

As fronteiras para quem estuda deste jeito inovador são internacionais. “Tivemos estudantes aceitos em Harvard, Stanford, Princeton, MIT e na Saint Petersburg University [na Rússia], e que hoje são verdadeiros parceiros, dispostos a difundir nossa filosofia. São a prova dos resultados obtidos com o método aplicado, e sabemos que, sem o devido incentivo, não teriam nem cogitado estudar fora do Brasil”, afirma Nuricel.

Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen (IAL), organização baseada em São José dos Campos[/img]

“Durante os trabalhos desenvolvidos, observamos um grande número de alunos portadores de altas habilidades que não tinham o suporte ou as oportunidades necessárias para seu desenvolvimento. Foi preciso pensar em uma estrutura adequada para recebê-los, com um trabalho que pudesse ser replicado também dentro das escolas, focado na melhoria da qualidade de ensino de um modo geral”, afirma Nuricel.

A Alpha foi aberta oficialmente em 2010 como uma consultoria educacional e com uma equipe de profissionais de excelência para ampliar os projetos junto às escolas públicas e privadas. Em 2013, fundou-se o Instituto Alpha Lumen, que herdou todas as atividades educacionais e sociais da Escola Aberta.

Para mais informações, acesse: www.alphalumen.org.br