Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

Foto de jovem doando seu tênis a malabarista emociona internet

Ação é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação

Quando Elielton Ribeiro de Araújo, de 24 anos, desceu de sua motocicleta para tirar o tênis e doar a um malabarista que estava em um semáforo de Rio Branco, no Acre, não sabia que estava sendo fotografado. A imagem da boa ação do estudante viralizou na internet após ser postada por uma motorista que presenciou a cena.

Foto de jovem doando seu tênis a malabarista emociona a web
Foto de jovem doando seu tênis a malabarista emociona a web

O gesto de amor ao próximo aconteceu no último dia 13, segundo reportagem do G1. Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Nesta eleição, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a ser parte das soluções, e não do problema.

Araújo, que estuda segurança do trabalho, lembra que estava indo para a faculdade quando o sinal fechou. “Eu estava passando, vi que ele se apresentava no sinal, olhei para o chão e vi o sapato rasgado, todos os dedos dele estavam para fora tocando o asfalto, a sola estava rasgada”, conta. “Aquilo me comoveu, pois eu sou de uma família humilde e sei que as pessoas precisam de ajuda. É sempre bom ajudar.”

O jovem diz que o farol abriu, mas que ficou pensando naquele homem. Então, resolveu parar.

“Olhei para o meu tênis, vi que estava em boas condições, encostei e chamei ele. Por um momento pensei em como é que eu ia para a faculdade descalço, mas foi mais forte do que eu.”

Foto de jovem doando seu tênis a malabarista emociona a web
Foto de jovem doando seu tênis a malabarista emociona a web

A estudante Anna Cássia Costa de Oliveira, de 30 anos, foi a pessoa que tirou a foto. Ela conta que, quando viu a cena, ficou muito emocionada e começou a chorar. “Gesto lindo”, diz.

Araújo descreveu a reação do artista ao receber o tênis. “Disse que queria dar um presente para ele, se ele aceitava meu tênis. Ele, assustado, disse: ‘você quer me dar mesmo? Perguntou se eu não ia precisar, eu disse que tinha mais quatro pares em casa e dei”, relembra. “Nunca vou esquecer, ele disse que era o melhor dia da vida, e aquilo me comoveu. Falou que estava andando em cima de almofada depois que ele recebeu o tênis. Após isso, me agradeceu, voltou saltitando para a rua e continuou a trabalhar.”

Leia a reportagem completa no G1