No que depender de um grupo da Unesp Guaratinguetá, no interior de São Paulo, um sistema de geração de energia solar dentro do campus logo será implementado. A intenção também é utilizar lâmpadas LED com capacidade de atender parte da área interna da universidade.

Créditos: reprodução/@Ponto Iluminado - UNESP Guaratinguetá/YouTube

Projeto quer aplicar energias renováveis em campus de universidade de SP

Os objetivos principais são aumentar a segurança e reduzir o consumo de energia elétrica. O projeto também poderá ser usado para estudo e análise por parte dos pesquisadores e alunos envolvidos.

A ideia surgiu em 2016 a partir de outro projeto, o Ponto Iluminado, que utilizou fontes renováveis de energia para iluminar parte do caminho dos transeuntes que passam no entorno do campus.

Créditos: reprodução/@Ponto Iluminado - UNESP Guaratinguetá/YouTube

Projeto quer aplicar energias renováveis em campus de universidade de SP

Bem-sucedido, o Ponto Iluminado ganhou visibilidade e foi noticiado, inclusive, no exterior. Em outubro daquele ano, o projeto foi apresentado em um dos maiores congressos do mundo do setor, que ocorreu em Seattle (EUA), e foi eleito um dos 15 melhores trabalhos do mundo na categoria Energia.

Créditos: reprodução/@Ponto Iluminado - UNESP Guaratinguetá/YouTube

Projeto quer aplicar energias renováveis em campus

Agora, o FEG Sustentável surge com uma vertente multidisciplinar do Ponto Iluminado. Um dos intuitos é associar os aspectos de engenharia e saúde ao impacto ambiental gerado pela implementação dessas novas tecnologias.

Para colocar em prática o programa FEG Sustentável, uma campanha foi aberta para angariar R$ 25.500. No site do projeto, é possível verificar como a verba será aplicada. A campanha ficará aberta até o próximo dia 21 de fevereiro.

Saiba mais sobre o projeto Ponto Iluminado aqui e o FEG Sustentável aqui.

Cientistas do MIT desenvolvem plantas brilhantes na escuridão

Rede Quem Inova

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Redação da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.