Há cinco anos o projeto Cine Boa Praça vem democratizado o acesso ao cinema com exibição gratuita de filmes em praças de bairros sem equipamentos culturais de cidades da região de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Em cada praça, é montada uma estrutura com equipamentos de projeção, cadeiras e uma grande tela inflável em formato de claquete, que atrai moradores das de todas as idades por onde o projeto passa.

Créditos: Reprodução/Facebook

Projeto Cine Boa Praça leva sessões de cinema a bairros sem equipamentos culturais em cidades na região de Sorocaba

A 5ª edição começou no final de setembro e, desde então, vem percorrendo cidades como Araçariguama, Itu, Salto, Mairinque, Votorantim, São Roque e Salto de Pirapora, além de Sorocaba.

“Queremos ver a família toda reunida”, diz Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.

Ao todo, serão 36 sessões gratuitas de cinema, realizadas em bairros com pouco ou nenhum acesso a ações culturais diferenciadas. Os filmes exibidos este ano são “Viva – A vida é uma festa”, “Como treinar seu dragão” e curtas nacionais, como “Cores e Botas” e “Parece comigo”, que trata de preconceito racial.

Créditos: Reprodução/Facebook

 Ao todo, serão 36 sessões gratuitas de cinema

“Nosso objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos pela população”, conta Patrícia Savino, coordenadora do projeto, que conta com o apoio da Sorocaba Refrescos - Coca-Cola, por meio do PROAC- ICMS (Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual), e parceria das secretarias de cultura das cidades contempladas pelo projeto.

Capacitação e legado

Além das exibições de filmes, a novidade deste ano é a realização de oficinas de cinema com a participação de alunos da rede pública ou de jovens frequentadores de centros culturais. O objetivo é fornecer orientações básicas sobre elementos de um set de filmagem, tais como: posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro, maquiagem, cenário, entre outros.

Os integrantes também terão a oportunidade de participar da produção de um minidocumentário que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões públicas do Cine Boa Praça e nas redes sociais do projeto.

A programação completa da edição 2018 do Cine Boa Praça está disponível no Facebook e no site www.cineboapraca.com.br.