Uma ação de crowdfunding tem como meta promover e divulgar as técnicas e a cultura da aldeia indígena paranaense Kuaray Haxa por meio de seu artesanato, suprindo demandas econômicas e de sustentabilidade.

A aldeia guarani se situa no município de Guaraqueçaba e, hoje, é formada por famílias que ajudaram a fundar a Associação Indígena Mbya Kuaray Haxa. Em parceria com o projeto Cotinga, da Universidade Federal do Paraná, a ONG é responsável pela campanha.

Créditos: reprodução/"Benfeitoria"

Aldeia do Paraná é beneficiada com campanha de crowdfunding

A arte local --fonte de renda dos indígenas-- gera utensílios, adornos e instrumentos musicais. Cada objeto tem seu tempo de manufatura, valendo-se de técnicas milenares passadas de geração para geração, resistindo às dificuldades do trânsito entre tradição e modernidade.

Créditos: reprodução/"Benfeitoria"

Aldeia do Paraná é beneficiada com campanha de crowdfunding

Segundo os organizadores, o acesso à matéria-prima (tanto a natural quanto a artificial) e a desvalorização da arte local (inclusive financeira) dificultam a produção sustentável do artesanato.

A campanha tem como meta inicial a arrecadação de R$ 8.500 para custear parte do material de artesanato. Além disso, o valor cobre custos das recompensas adquiridas pelos doadores e da produção de um catálogo e de um e-book sobre os Kuaray Haxa.

A campanha vai até o próximo dia 20. Até agora, foram arrecadados apenas R$ 785. Caso haja interesse em contribuir, clique aqui e conheça as recompensas disponíveis.

Para saber mais sobre a aldeira, acesse o Instagram e o Facebook.

Índios da Amazônia recebem cartilha com informações sobre Aids