logo_inova_link

Créditos: logo_inova_link

O que é possível fazer com plástico reciclável? Além de tecido, mangueira de água e embalagem para produtos de limpeza, ele pode se transformar em casas.

É o que tem feito o arquiteto colombiano Oscar Mendez: reaproveitado o material e, com ele, construído moradias para pessoas sem teto.

[img class="size-full wp-image-45512" src="https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2016/08/Conceptos-Plásticos-1.jpg" alt="Paredes de casa feitas com blocos de plástico reciclado" width="960" height="717" ]

Paredes de casa feitas com blocos de plástico reciclado[/img]

O plástico é usado para fazer tijolos. São semelhantes aos blocos de Lego, que se acoplam uns aos outros.

A Conceptos Plásticos, negócio social criado por Oscar, inclui substâncias que fazem com que os tijolos de plástico sejam resistentes ao fogo e até mesmo a terremotos.

As peças são termoacústicas, o que permite que as casas sejam construídas em locais quentes.

Homem coloca peça feita de material reciclado para montar parede

Créditos: divulgação

Homem coloca peça feita de material reciclado para montar parede

Segundo a empresa, o processo de montagem é tão simples que todos podem construir uma casa. Uma que comporte uma família requer cinco dias de quatro pessoas sem experiência.

As peças também podem ser a base para a montagem de abrigos, escolas e centros comunitários, entre outros.

Depois, se necessário, podem ser desmontados e levados para outro local.

A pesquisa para o desenvolvimento da tecnologia social levou 12 anos. A construção com plástico fica 30% mais barata do que a convencional, segundo a Conceptos Plásticos.

Por QSocial