O garoto Rafael Kaweh, de 8 anos, é o idealizador do “Cine Oportunidades”, com exibições gratuitas de cinema para crianças carentes do Acre, diz reportagem do "G1" veiculada no último dia 1º.

Créditos: Rafael Almeida/arquivo pessoal

Menino de 8 anos decidiu criar cinema para crianças carentes

O pai dele, o assistente social Rafael Almeida, conta que o filho expressou a ideia após saírem de uma sessão no Via Verde Shopping, em Rio Branco. O pequeno é apaixonado por cinema --principalmente animações.

As crianças se divertem em sessões quinzenais, com direito a pipoca e refrigerante. Dois filmes já foram exibidos em Rio Branco. O projeto é realizado na rua Guajará, no bairro Cidade do Povo.

“Os filme sempre possuem uma reflexão”, explica Almeida. “No final da exibição é feita uma conversa com as crianças para falar um pouco dessa mensagem e também ouvir o que eles acharam.”

Créditos: Rafael Almeida/arquivo pessoal

Após sessão, Almeida conversa com crianças sobre a mensagem passada pelos filmes

O pai conta que a sugestão, inicialmente, era que ele próprio comprasse um cinema e desse entradas gratuitas para todos, mas foi explicado ao menino que isso seria muito caro.

Almeida e a mulher já possuem um trabalho social chamado “Oportunidade” e decidiram usar a mesma estrutura e a equipe de voluntários para colocar a nova ideia em prática.

Com doações, compraram um banner, um projetor e uma caixa de som. Crianças que nunca tiveram a oportunidade de ir a um cinema de verdade concorrem a dois ingressos, sorteados ao fim da exibição.

Leia a reportagem completa no "G1"

Cinema itinerante leva arte e sustentabilidade pelo país