Um dispositivo para carros pode dar às pessoas com deficiência visual a oportunidade de “sentir” a paisagem. A janela inteligente é capaz de reconstruir na mente desses passageiros os detalhes da vista externa, por meio do toque.

Créditos: reprodução/@Ford Notícias/YouTube

Com janela inteligente, passageiros cegos podem "sentir" a paisagem existente fora do carro

A ideia foi da montadora Ford, que criou o Feel the View (do inglês, Sinta a Visão), uma ferramenta ainda em fase de testes que usa uma tecnologia completamente inovadora. As informações são do site Razões para Acreditar.

O Feel the View registra fotografias que, na sequência, são transformadas em imagens em preto e branco de alto contraste, posteriormente reproduzidas no vidro por meio de LEDs especiais. Veja:

Os diversos tons de cinza vibram, com um simples toque, em uma escala de 255 intensidades, permitindo reconstruir na mente a visão externa. Além disso, um assistente vocal conectado ao sistema de áudio do automóvel, ajuda a descrever melhor a cena. Isso é permitido devido ao sistema com inteligência artificial on-line.

Créditos: reprodução/@Ford Notícias/YouTube

Com janela inteligente, passageiro cego pode 'sentir' vista existente fora do carro

Segundo seus idealizadores, o Feel the View é uma evolução do método Braile, elevando seu conceito a um novo nível, para além das letras e dos números.

A novidade foi criada e desenvolvida com a colaboração da Aedo, startup italiana especializada em ferramentas para portadores de deficiência visual.

Leia a reportagem completa no Razões para Acreditar

Graças a estas luvas, cegos podem 'ver' arte pela primeira vez