Recentemente publicamos aqui no QI (Quem Inova) um sistema de iluminação feito a partir da movimentação dos jogadores em uma campo de futebol nos moradores do morro da Mineira, no Rio de Janeiro; Hoje mostraremos um projeto na África do Sul que usa mochilas de crianças que moram em áreas remotas equipadas com paneis solares para fornecer iluminação renovável.

Apesar das longas distâncias percorridas para a escola todos os dias, muitas crianças em comunidades mais pobres não tem o dinheiro suficiente para comprar a sua própria mochila para estudar. Para isso, o projeto sul-africano Repurpose criou uma elegante e resiste mochila feita 100% de materiais reciclados ou de sacos plásticos e distribui para crianças em escolas de várias áreas da cidade.

Na parte superior do objeto, está anexado um pequeno painel solar que é capaz de capturar a energia solar enquanto as crianças caminham até a escola. Quando chegam à noite em casa com a mochila carregada com energia solar, o acessório é capaz de alimentar uma pequena lâmpada por até 12 horas.

Todas as mochilas são distribuídas gratuitamente, sob tamanhos personalizados, para as crianças das escolas.