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Programa de aceleração investe em pequenos negócios de moda

A ONG IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) e o Sebrae anunciaram as cinco pequenas marcas que participarão do programa de aceleração de negócios de moda TOP5, que está em sua segunda edição.

Borana, do Espírito Santo, uma das marcas selecionadas
Borana, do Espírito Santo, uma das marcas selecionadas

São elas: Borana (ES), Kalline (SC), Karine Foury (RJ), Led (MG) e Vankoke (RN). As marcas beneficiadas participaram de um processo de pré-seleção que contemplou 60 marcas indicadas pelo Sebrae.

Para chegarem à seleção, o grupo de jurados analisou critérios como design, qualidade, originalidade e visão de negócios. As marcas beneficiadas desfilarão juntas na SPFW44 (São Paulo Fashion Week), em agosto deste ano.

Led, de Minas Gerais, uma das marcas selecionadas
Led, de Minas Gerais, uma das marcas selecionadas

Por um ano, elas terão consultorias mercadológicas especializadas e as duas que mostrarem melhor desempenho durante o programa apresentarão suas novas coleções na SPFW46, em 2018.

A Top5 é uma das iniciativas realizadas por meio do convênio “Contextualizar na Moda III”, voltado para a construção e o fortalecimento de relações sustentáveis na cadeia produtiva da moda.

Karine Foury, do Rio, uma das marcas selecionadas
Karine Foury, do Rio, uma das marcas selecionadas

“O Top5 é um amplo processo de aceleração, que tem como principal objetivo transformar estas empresas em cases de inspiração regionais e nacionais e utilizá-las como modelo de sucesso, motivando outros empreendedores a replicarem processos semelhantes para a indústria da moda”, explica Heloisa Menezes, diretora técnica do Sebrae Nacional.

Cada marca contará com um showroom em São Paulo para apresentar a coleção a possíveis compradores e auxiliar o direcionamento comercial dos produtos a serem desenvolvidos por meio de relatórios e observações sobre a coleção.

Segundo os organizadores, para cada uma das pequenas empresas selecionadas, outras quatro, em média, são impactadas positivamente na produção de acessórios, bolsas, bijuterias, maquiagem, estamparias etc. –isso devido à ligação entre os pequenos negociantes e seus fornecedores.