Programa promove desfiles com pessoas portadoras de deficiência

O universo da moda ganha cada vez mais diversidade a partir das iniciativas de grupos que inovam ao desafiar as passarelas com modelos de diferentes padrões. É o caso do Projeto Vem Inclusão, lançado pela psicóloga Karina Carvalho, que promove desfiles de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

“Há seis anos estávamos em um evento, em Goiânia, quando convidaram uma de nossas colaboradoras, amputada de uma perna, a desfilar. Houve resistência mas conseguimos colocá-la e ela também venceu o medo”, conta Carvalho. “Vimos que poderíamos investir no universo da moda inclusiva e de lá para cá não paramos mais.”

O projeto também promove desfiles, vitrines vivas e exposição de fotos  de “beleza afro” e “moda maior”, na intenção de incluir todos os grupos que sofrem algum tipo de preconceito.

“A finalidade do projeto é mostrar para a sociedade que apesar dos inúmeros desafios é possível a inclusão no universo da moda, assim ajudamos a resgatar a auto-estima dessas pessoas que, por algum motivo, sofreu e ainda sofrem preconceitos”, diz Carvalho. “Ao abrir esse mercado percebo um resgate interior por parte dos modelos e também das pessoas que voluntariamente se envolvem com a causa.”

Para o este semestre há previsão para mais desfiles em Florianópolis, Goiânia e Rio de Janeiro.