A ciclofaixa da avenida Paulista foi inaugurada no último domingo (28) em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

Com 2,7 km de extensão e construída no canteiro central, a pista exclusiva está entre a Praça Oswaldo Cruz e a Avenida Angélica. A ciclovia tem quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento ao seu lado.

Uma pesquisa realizada pela start-up de tecnologia Lean Survey traçou o perfil de quem compareceu ao evento. De acordo com o levantamento --feito com 351 pessoas--, 75,78% dos entrevistados disseram ter carro. Já 40% eram eleitor de Haddad e 85% tinham ensino superior.

Os entrevistados revelaram ainda que o principal meio de transporte a ser expandido não é a bicicleta: para 83%, o principal meio de transporte a ser expandido é o Metrô, contra apenas 8% para a bicicleta.

É importante destacar que a pesquisa reflete apenas a opinião das pessoas que compareceram à inauguração da ciclofaixa. Não é possível expandir os resultados para a população da cidade de São Paulo.

Confira os dados completos da pesquisa: leansurvey.com.br

A Lean Survey é uma startup de tecnologia criada no ano passado por dois jovens engenheiros recém-formados na Escola Politécnica da USP.