Passear com o cachorro, fazer compras, passeios turísticos. Atualmente já existem modelos de cadeiras de rodas que facilitem aos cadeirantes fazerem tais atividades, mas elas ainda continuam sendo bastante incomodas e exigem muito desgaste físico para quem as conduzem. Agora, um aparelho que pode ser adaptado à cadeira de rodas e totalmente inovador promete ser, literalmente, uma mão na roda para os usuários.

Chamado de Rio Firefly, a tecnologia é composta por uma grande dianteira. Quando adaptado a cadeira de rodas pelo usuário, o conjunto dos dois se assemelha a forma de uma moto. O objetivo é que o cadeirante se locomova mais rápido, consiga subir ladeiras sem maiores dificuldades e, o mais importante, tenha menos desgaste físico.

Uma vez ligado, as pequenas rodas dianteiras da cadeira de rodas são erguidas do chão, o que permite o trabalho apenas da grande roda dianteira do aparelho adaptado. Com essa substituição, o usuário atinge uma velocidade máxima de 18 km/h. Para controla-la, basta ao cadeirante utilizar um painel de controles automático embutido no "guidão" do Firefly. Ainda em sua composição, há um velocímetro, uma marcha ré e um freio de mão.

O Firefly pesa pouco menos de 15 kg e custa aproximadamente US$ 2.000 (R$ 6.588).  O equipamento está à venda no Brasil.