Aula de computação na Universidade Aberta à Terceira Idade

Créditos: Marcos Santos/USP Imagens

Aula de computação na Universidade Aberta à Terceira Idade

De 25 a 29 de julho, a Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para a Universidade Aberta à Terceira Idade. Ao todo, serão oferecidas 4.300 vagas em 483 atividades gratuitas _ das disciplinas regulares dos cursos de graduação até programas didático-culturais e esportivos.

Para participar, é preciso ter mais de 60 anos de idade. No catálogo on-line, é possível consultar as opções oferecidas nos campi de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos, assim como se o curso exige algum pré-requisito do aluno.

Na graduação, há de disciplinas generalistas, como Filosofia, Sociologia e Marketing; segmentadas, como História da Arte, Macroeconomia e Realidade Socioeconômica e Política Brasileira; além de práticas, como cerâmica, modelagem e pintura. E também contemporâneas, como Comunicação Digital e Novas Mídias.

A programação esportiva tem grupos de caminhada, condicionamento físico, ginástica funcional, ioga, musculação, pilates e treinamento funcional. A didático-cultural oferece alfabetização digital; oficinas, como "Biografias em Filmes" e "Produtos de Soja x Produtos Lácteos"; palestras, como "Envelhecer com Qualidade de Vida" e "Reforma na Previdência"; e cursos, como "Farmacoterapia e Prevenção de Doenças da Terceira Idade" e "O Prazer da Leitura e da Criação de Textos".

Após escolher o curso, é preciso seguir as informações de data, horário e local de inscrição das unidades. A maioria encerra dia 29, mas algumas só abrem em agosto. As disciplinas regulares seguem o Calendário de Graduação, com início em 1º de agosto e término em 10 de dezembro. As vagas são limitadas e por ordem de chegada. Na USP Leste, as inscrições já estão encerradas.

Por QSocial