Famosos ficam sem reação em vídeo contra o ebola

O novo vídeo da ONG One deixou famosos sem fala. Ellie Goulding, Morgan Freeman, Will Farrell, Bono, Ben Affleck, Matt Damon, Angelique Kidjo e outros artistas mostram o quão desconfortável é o silêncio, especialmente para quem espera por ajuda.

“Não podemos esperar para parar crises como o ebola” é a mensagem do vídeo.

Vocalista da banda U2, Bono aparece sem óculos escuros para a campanha _algo raro, já que o cantor declarou mantê-los constantemente devido ao glaucoma.

A campanha é endereçada a governantes de diversos países. Muitos prometeram recursos para combater a epidemia que tem assolado alguns países do oeste da África. No entanto, nem todos enviaram a verba. Também não sinalizaram qual o prazo final para encaminhá-la.

Além do vídeo, a One produziu um mapa interativo on-line. Por ele, é possível saber qual foi o montante anunciado, o prazo para pagá-lo e o número de profissionais de saúde envolvidos no combate à doença, entre outras informações.

Algumas críticas começaram a despontar nas redes sociais, acusando a organização de não incluir outros países, como Cuba, que enviou médicos para a África na tentativa de tratar os doentes. O país montou uma brigada com 165 profissionais, incluindo epidemiologistas, médicos e enfermeiros, que se concentrou em Serra Leoa.

Além do mapa, a One criou uma petição on-line, que será encaminhada a líderes mundiais para que eles “parem de esperar e ajam”.

Por QSocial