Sistema verifica se prefeituras brasileiras são boas pagadoras

Um site pode averiguar se a prefeitura de sua cidade é capaz de pagar as contas em dia e, principalmente, se está pagando. O projeto “Ranking Governo Bom Pagador” visa a mostrar de forma didática qual é a verdadeira capacidade financeira das prefeituras brasileiras.

Sistema verifica se prefeituras brasileiras são boas pagadoras

O idealizador da proposta, Fernando Couto, é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista em análise de crédito e risco.

“É muito comum ouvirmos prefeitos declararem ‘calamidade financeira’ com o objetivo de prorrogar suas obrigações e renegociar com os seus credores”, diz Couto. Ele afirma que as empresas que vendem para as prefeituras são, muitas vezes, pegas de surpresa e não recebem no prazo planejado, comprometendo a saúde financeira do negócio.

Para o especialista, a Lei de Acesso à Informação é um marco, mas “é notória a dificuldade de se conseguir tais informações da sua prefeitura, e quando se consegue, essas informações são apresentadas de maneira confusa e de difícil entendimento para a grande maioria dos brasileiros”.

Lista completa de municípios

Couto planeja um site com milhares de informações dispostas de maneira simples para ajudar a avaliar se vale ou não a pena negociar com determinada prefeitura. Da mesma forma, seria possível cobrar o prefeito pela forma como está conduzindo as finanças municipais.

Um ranking reunirá as 5.570 cidades brasileiras, classificando-as das piores para as melhores pagadoras. A ideia é atualizar as informações a cada 90 dias.

O projeto é dividido em três etapas. Os custos são distribuídos da seguinte forma:

Sistema verifica se prefeituras brasileiras são boas pagadoras

Uma campanha com meta inicial de R$ 4.500 foi aberta na plataforma Benfeitoria. Quem se interessar pela proposta pode contribuir com os custos até o dia 30 deste mês.