Lixeira de rua com sacola específica para materiais recicláveis

O que é lixo para você? Sabe separar o que é reciclável do que não é? As perguntas são do projeto SP Cidade Gentil, que teve início neste mês.

A ação une arte, web-série, notícias e serviços e pretende envolver a população nesse debate e melhorar a relação diária do paulistano com os resíduos. Só na cidade de São Paulo, são produzidas a cada dia 20 mil toneladas de lixo.

A ideia, segundo a Secretaria de Serviços/Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), é compartilhar experiências na construção de uma cidade mais preocupada com o destino dos resíduos que gera.

O slogan da campanha aponta para o protagonismo do cidadão: “Um gesto, menos lixo”. O passo inicial, segundo a secretaria, é ver, ouvir e registrar ações que já contribuem nesse sentido e alavancar um debate renovador sobre o tema.

Seu foco é a educação e a conscientização ambiental, e vai contar com a participação de artistas, músicos, personalidades, comunidades e empresas em minidocumentários gravados nas ruas de São Paulo sobre os desafios da reciclagem.

Um gesto, menos lixo! O projeto SP Cidade Gentil une arte, web-série, notícias e serviços para criar um diálogo com a população sobre reciclagem e coleta seletiva e gerar experiências positivas na relação diária com o lixo. Participe! 😀 #spcidadegentil #coletaseletiva #reciclagem

Publicado por SP Cidade Gentil em Quinta, 4 de fevereiro de 2016

 

Em se tratando de limpeza urbana, o envolvimento da prefeitura também é fundamental _ será feito um trabalho de esclarecer aos moradores como a coletiva seletiva funciona para aproveitar melhor a infraestrutura de triagem de materiais já existente na cidade.

Outra mudança em andamento é a instalação de lixeiras duplas nas ruas, para facilitar a separação entre reciclável e não reciclável, além da conscientização quanto aos chamados pontos viciados, locais em que há o descarte irregular de resíduos.

Todos os temas correlatos à coleta seletiva e ao reaproveitamento de materiais serão abordados nas plataformas do projeto, que incluem site, Facebook, YouTube, Twitter, Instagram e Medium. Para sugerir conteúdo, é só enviar um e-mail para spcgconteudo@gmail.com.

SP Cidade Gentil é uma criação da Damasco Filmes, incentivada pelas empresas concessionárias coletoras de lixo e apoiada pela Prefeitura de São Paulo e pelas empresas que prestam serviços de limpeza urbana na cidade.

Por QSocial