Quanto tempo o paulistano espera pelo ônibus nos pontos da cidade? O Esperômetro, ferramenta desenvolvida pelo Aplicativo Coletivo, vai medir esse tempo com a colaboração dos usuários do transporte público da capital.

Os dados fornecidos traçarão um painel dos tempos de espera dos passageiros nos pontos de ônibus por subprefeituras e, futuramente, até mesmo por distritos.

Onibus-parados-no-terminal-Sacoma-em-Sao-Paulo-Foto-Oswaldo-Corneti-Fotos-Publicas_201411050007-850x566

Créditos: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas

Aplicativo vai medir tempo de espera de ônibus nos pontos da capital paulista

De acordo com Ivo Pons, do Aplicativo Coletivo, os dados serão importantes para avaliar e qualificar permanentemente o transporte público em São Paulo, além de ajudar os passageiros com informações cada vez mais precisas sobre horários de chegada dos ônibus nos pontos.

"A falta de informações sobre o transporte público interfere no dia a dia de milhares de pessoas que dependem deste meio para se locomover", avalia Ivo.

Para Oded Grajew, coordenador da Rede Nossa São Paulo, a funcionalidade do aplicativo vai contribuir para avaliação do sistema de forma regionalizada e precisa.

Os dados do Esperômetro serão divulgados em relatórios mensais e poderão ser conferidos no próprio Aplicativo Coletivo. Um painel de visualização ficará disponível no MobiLab, o Laboratório de Mobilidade Urbana da Prefeitura de São Paulo, que implementa programas para hospedar startups em seu espaço de coworking e aproxima-las do setor público, com a finalidade de gerar inovação à política de mobilidade e melhorar os serviços à população.

Para participar e acompanhar o processo, é só baixar o aplicativo gratuitamente na Google Play e utilizá-lo em sua rotina de deslocamento pela cidade. Em breve o app será disponibilizado também para o sistema iOS.