Equipe da Floresta Urbana faz manutenção em painel da intervenção Mosaicos Vivos

Créditos: divulgação

Equipe da Floresta Urbana faz manutenção em painel da intervenção Mosaicos Vivos

logo_inova_slogan

Créditos: logo_inova_slogan

A intervenção urbana Mosaicos Vivos deu nova cara ao entorno do largo da Batata, na zona oeste de São Paulo. Num paredão de 400 m², foram implantados 40 painéis verdes, com espécies diversas de plantas ornamentais, grafites e uma tela branca para cinema.

Segundo Thelma Spangenberg, presidente da ONG Floresta Urbana, que desenvolveu a iniciativa, a população que circula pela região passou a enxergar o espaço antes invisível. “Precisávamos mostrar às pessoas essa possibilidade de viver a natureza dentro de São Paulo, de integrar à cidade.”

E trouxe outros benefícios, diz ela: “Demos ocupação ao local, mobilizamos as pessoas do entorno, que até passaram a cultivar uma horta, não existe mais entulho e aumentou a participação da fauna, com pássaros e abelhas auxiliando na semeadura e na polinização”.

Outro elemento da ação foi a educação ambiental. Alunos da Etec Guaracy Silveira participaram ativamente do mutirão de montagem dos painéis, depois de terem recebido orientações de profissionais da ONG.

[img class="size-full wp-image-42273" src="https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2016/03/mosaico1.jpg" alt="Sessão de cinema na tela do Grand Cine Batata, parte dos Mosaicos Vivos " width="960" height="720" ]

Sessão de cinema na tela do Grand Cine Batata, parte dos Mosaicos Vivos[/img]

A manutenção dos jardins verticais é 100% autônoma: os Mosaicos Vivos contam com um sistema de irrigação eletrônico, que usa água captada da chuva e providencia regas automáticas durante o dia, tudo alimentado por energia solar.

Apesar disso, a equipe da Floresta Viva, que conta com equipe multidisciplinar, incluindo biólogos, educadores ambientais, arquitetos, paisagistas e artistas plásticos, faz vistorias semanais ao local, segundo Thelma, para providenciar ajustes necessários.

Por QSocial