Campanha incentiva reciclagem de cartões de plástico

Máquina que faz a reciclagem dos cartões de plástico[/img]

A iniciativa faz parte da segunda edição de uma campanha do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Brasileiro do PVC e a Plastivida, para reforçar a importância da educação ambiental e da reciclagem de plásticos.

Ela vem crescendo, mas tem potencial para aumentar. Hoje, o Brasil reaproveita 21% do plástico pós-consumo, aproximadamente 684 mil toneladas do total de 3,26 milhões de toneladas, índice próximo à média da União Europeia.

Na primeira edição da campanha, que teve duração de seis meses, foram coletados 15 mil cartões de plástico. Os resíduos foram reciclados pela empresa R.S. de Paula, que desenvolveu a tecnologia para virarem matéria-prima de cadernos, caixas, marcadores de páginas, placas de sinalização e porta-copos, entre outros objetos.

“Esse tipo de ação mostra, de uma forma prática, como é possível transformar resíduo plástico em produto e renda, com preservação ambiental”, afirma Ana Carla de Almeida, coordenadora do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente.

“Não é só a sociedade que deve ter consciência ambiental: ela parte do poder público, da indústria, do envolvimento de todos”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC, antecipando que a campanha deve seguir para outras cidades do país.

Confira os atuais locais de descarte da campanha Reciclagem de Cartões de Plástico:

Brasília:

Corpo de Bombeiros

Esplanada dos Ministérios, nos seguintes órgãos públicos:

  • AGU (Advocacia Geral da União)
  • ANA (Agência Nacional de Águas)
  • Câmara dos Deputados
  • Exército Brasileiro
  • IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis)
  • MMA (Ministério do Meio Ambiente)
  • MME (Ministério de Minas e Energia)
  • MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)
  • Presidência da República
  • STJ (Superior Tribunal de Justiça)

Rio de Janeiro:

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Por QSocial