logo_inova_link

Créditos: logo_inova_link


Uma associação de reciclagem canadense deu uma motivação extra para as pessoas levarem o lixo para a reciclagem: criou uma espécie de Pokémon GO.

[img class="wp-image-46621" src="https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2016/09/Reciclagem.png" alt="Usuária posta foto em rede social após fazer check-in em lixeira" width="735" height="665" ]

Usuária posta foto em rede social após fazer check-in em lixeira[/img]

O aplicativo Recycling Starts Here (A Reciclagem Começa Aqui) faz com que a câmera do smartphone interaja com latas de lixo – e isso dá ao usuário a chance de ganhar prêmios.

Na prática, o morador de Winnipeg pode fazer o download do app na Apple Store ou no Google Play. Depois tem de ir até quatro lixeiras marcadas na cidade, fazer o check-in e concorrer ao grande prêmio: uma viagem.

O vencedor vai, com um acompanhante, a Churchill, cidade a 1.700 km de trem de Winnipeg, ao norte do Canadá, onde é possível ver ursos polares, andar de caiaque lado a lado com baleias sob o Sol da meia-noite e assistir à dança de luzes no céu do Ártico.

Há ainda uma categoria de prêmios menores. Para ter a chance de ganhar, o usuário tem de usar a câmera do celular nas demais lixeiras da cidade.

Os sortudos podem receber, na hora, ingressos para jogos de basebol, prêmios em dinheiro, tíquetes para santuário ecológico e toalhas de praia, entre outros.

Quem participa também ganha conhecimento. Ao fotografar as lixeiras, o usuário interage com elas e recebe dicas de reciclagem.

A ideia do aplicativo, segundo a Associação Canadense de Reciclagem de Garrafas de Bebidas, é encorajar os moradores de todas as idades a reciclar todas as garrafas vazias. Tudo isso de forma engraçada e interativa, especialmente durante o verão canadense.

Em 2015, foram reciclados 65% dos recipientes de bebidas vendidas em Manitoba, província em que estão Winnipeg e Churchill. Para chegar à meta de 75%, o programa de reciclagem instalou mais de 45 mil lixeiras em locais públicos.

Por QSocial