Um concurso seleciona 47 alunos da escola pública estadual para o Parlamento Jovem Paulista, voltado ao jovem que queira se aproximar da rotina do Poder Legislativo e se "transformar" em deputado por dois dias.

Créditos: @Pavliha/iStock

Concurso 'transforma' alunos da rede estadual em deputados de São Paulo

Os estudantes escolhidos poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa --no caso, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Para participar do processo seletivo, é preciso enviar até 9 de março um trabalho no formato de projeto de lei escrito pelo próprio candidato. Podem participar alunos de 14 a 21 anos (acesse orientações no manual do candidato e procure a diretoria da escola em que estuda).

Os selecionados serão divulgados em 2 de abril e o programa acontecerá nos dias 26 e 27 do mesmo mês. Nele, os alunos passarão por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que uma proposta se torna lei. Ao fim do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo.

Game educativo

Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede estadual também têm acesso ao jogo educativo Cidade em Jogo. On-line e gratuito, o game simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.

Créditos: reprodução/@Meu Município/YouTube

Game Cidade em Jogo pode ser acessado gratuitamente on-line

Na plataforma, também existe uma área restrita aos professores, com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do jogo em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com os alunos, gerando um relatório de desempenho de cada jogador.

O Cidade em Jogo foi desenvolvido pela Fundação Brava e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center.

Com informações da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

ONG acredita em sistema político digital e pede apoio