Conheça as 10 cidades mais inteligentes do Brasil

A cidade de São Paulo lidera o ranking das cidades mais inteligentes do Brasil. É o que aponta o levantamento Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, divulgado nesta quarta-feira.

O estudo analisou 11 setores das cidades a partir de 73 indicadores. Foram avaliados mobilidade e acessibilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia, segurança e energia.

A construção de ciclovias é um dos critérios que renderam a São Paulo a primeira colocação no ranking

No ano passado, o Rio de Janeiro havia ficado com a primeira posição, mas o eixo de mobilidade e acessibilidade rendeu aos paulistanos o título deste ano. Pesou para essa avaliação a implantação de 150 km de ciclovias em 2015, além da reserva de 460 km de faixas exclusivas para ônibus.

A capital paulista também foi considerada a melhor cidade em tecnologia e inovação. O estudo destaca que São Paulo tem boa oferta de infraestrutura de comunicação e fica à frente das demais no número de patentes registradas e no valor financiado em bolsas de pesquisa.

Segundo colocado, o Rio de Janeiro foi considerado a melhor cidade do Brasil em economia e em empreendedorismo. O Rio concentra mais de 20 incubadoras de empresas e tem cinco polos tecnológicos, e a pesquisa também chama a atenção para o peso da capital na economia fluminense, com 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

A lista das dez primeiras colocadas continua com Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Vitória, Florianópolis, Barueri, Recife e Campinas. A capital do Espírito Santo foi a mais bem avaliada em saúde e educação, Belo Horizonte foi a primeira em meio ambiente, e Curitiba teve a melhor governança e o melhor urbanismo.

Apesar de não ter atingido as dez primeiras posições no ranking geral, a pernambucana Ipojuca ficou em primeiro lugar na segurança. Já a paranaense Guarapuava foi a mais bem posicionada em energia.

Ranking Connected Smart Cities
1º – São Paulo
2º – Rio de Janeiro
3º – Curitiba
4º – Brasília
5º – Belo Horizonte
6º – Vitória
7º – Florianópolis
8º – Barueri
9º – Recife
10º – Campinas

Com informações da Agência Brasil