logo_inova_link

Créditos: logo_inova_link

A sola do tênis está gasta e o destino do produto é o lixo, mesmo que as outras partes estejam em bom estado, certo? Não para a ONG Cradle to Cradle Products Innovation Institute.

A organização, que promove um desafio de design para reduzir o lixo e a poluição, revelou neste ano algumas soluções sustentáveis. Entre elas, um sapato com partes removíveis.

[img class="size-full wp-image-45557" src="https://queminova.catracalivre.com.br/wp-content/uploads/sites/2/2016/08/Tênis.png" alt="Tênis feito com material reciclado permite troca de peças" width="637" height="421" ]

Tênis feito com material reciclado permite troca de peças[/img]

Estudante de Virginia Tech, Quang Pham criou um tênis modular. São cinco unidades que podem ser trocadas sem cola e personalizadas. Elas são feitas com material reciclável, como PET, e natural, como lã e bambu.

Além disso, na justificativa, Quang justificou que o calçado foi produzido com "a menor quantidade de material necessária para o máximo conforto e segurança".

Outra inovação apresentada foi uma embalagem feita com fibras do caule da bananeira. A proposta é que seja usada para servir tamal, um prato típico de países da América Central e do Sul, feito de milho.

Embalagens produzidas com o caule da bananeira

Créditos: divulgação

Embalagens produzidas com o caule da bananeira

Segundo os desenvolvedores do produto Brayan Stiven Pabón Gómez e Rafael Ricardo Moreno Boada, o material foi selecionado por não ser usado por agricultores e tido como agente de propagação de pragas em plantações.

Hoje, de acordo com eles, as embalagens plásticas usadas levam 1.000 anos para se decompor totalmente. A fibra de bananeira despertaria "a atenção do usuário, do consumidor e do produtor rural e geraria alternativas de desenvolvimento sustentável em comunidades locais".

A competição trouxe ainda uma cabana que gera sua própria energia, que foi desenvolvida para captar água da chuva, e uma solução caseira para a compostagem de materiais.

Por QSocial