Empresário decidiu investir na área de tecnologia após ler revista

Nascido em São Roque, interior paulista, ainda na infância, Célio Antunes já imaginava tudo o que seria capaz de desenvolver em um país como o Brasil. Empreendedor desde criança teve o seu primeiro negócio aos nove anos quando criou um jornalzinho de fofocas de colegas da escola, que era produzido na máquina de escrever com cópias geradas no mimeógrafo.

Aos 18 anos, decidiu estudar engenharia mecânica para trabalhar na empresa dos pais voltada para o segmento de fabricação de peças, mas em decorrência do momento que o país passava em meados da década de 80, a empresa foi fechada e Antunes teve que buscar um novo caminho para sua carreira.

Após ler a primeira publicação brasileira especializada em informática, a revista “Micro Sistemas”, o jovem empreendedor identificou todo o progresso que a tecnologia teria no futuro e decidiu mudar a faculdade para engenharia eletrônica.

“Eu comecei a praticar o que chamo de visão do ciclo completo das coisas. Queria desenvolver algo que estivesse bom naquele momento e que seria melhor ainda no futuro e o conteúdo da revista era exatamente o que eu precisava saber naquele momento”, diz Antunes Antunes, diretor-presidente do Grupo Impacta Tecnologia.

O empresário Célio Antunes, fundador do Grupo Impacta, líder no mercado de capacitação tecnológica

Antunes começou a estagiar na Microtec, onde logo se tornou sócio e permaneceu por oito anos. A empresa foi a maior indústria de microcomputadores nos anos de 1980 do Brasil com o PC 2001 e Link 727 que chegaram para concorrer com o modelo da IBM.

Em 1988, o empresário começou o que seria o início do seu maior empreendimento, foi então o Grupo Impacta Tecnologia começou a dar os primeiros passos, inicialmente como prestadora de serviços de manutenção de placas de computadores. Impulsionado pela falta de profissionais qualificados no mercado, em 1991, Antunes decidiu montar o primeiro curso de treinamento de hardware da empresa em uma salinha improvisada na avenida Paulista.

Desde então a empresa não parou de crescer. O número de alunos aumentou muito e foi necessário alugar diversas salas para atender a demanda até mudarem para um local maior.

“A chave do sucesso está na persistência e na força de vontade de fazer o negócio crescer. Uma vez uma grande quantidade de material gráfico da empresa foi confundido com lixo e tínhamos um grande evento no dia seguinte. Não tive dúvidas, fui de madrugada revirar todos os lixões próximos à rodovia Dutra e encontrei todo o material intacto dentro de um galpão de reciclagem de papel”, relata Antunes.

Atualmente, a Impacta é líder no mercado de capacitação tecnológica e é dividido quatro núcleos, a Impacta Certificação e Treinamento, Faculdade Impacta Tecnologia, o Colégio Impacta de Tecnologia a Informação e a Editora Impacta, que carregam na bagagem a formação de mais de 500 mil alunos e capacitação de 25 mil empresas. Além do Instituto Tecnológico Impacta, que desenvolve ações de responsabilidade social e primeira organização brasileira a receber o Certificate of Social Responsability da ONU.

“A falta da mão de obra qualificada tem sido um problema recorrente no mercado da TI. Nós trabalhamos e investimos para a que os alunos tenham uma formação completa e ampla sobre o setor para atender à necessidade e demanda das empresas que buscam os melhores profissionais”, diz Antunes.