Estudantes criam aplicativo para monitorar gastos dos deputados

As eleições acabaram mas o engajamento político deve continuar. Essa é a ideia de oito estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que desenvolveram um aplicativo para informar quanto os deputados federais brasileiros gastam mensalmente com gasolina, passagens aéreas, alimentação, entre outros custos.

O Akan, como é chamado o app, foi construído em dados abertos para sistemas iOS. Com ele é possível “seguir” os deputados e ser notificado quando estes realizarem novos gastos. O aplicativo também disponibiliza a visualização de gráficos comparativos e a média de todos os deputados federais e o usuário ainda pode compartilhar as informações diretamente no Facebook.

A legislação brasileira beneficia cada deputado com valores para o exercício da atividade parlamentar. Além do salário, esse dinheiro é dado para suprir gastos específicos, o que constitui a chamada (CEAP) Cota para Exercício da Atividade Parlamentar.

“Para o projeto final de uma disciplina da universidade consultamos o portal oficial do governo brasileiro para disponibilização de dados abertos (www.dados.gov.br) e encontramos as CEAPs”, conta Matheus Souza Fonseca, um dos integrantes do grupo.

“O tema parecia extremamente interessante por conta do seu cunho político e orçamentário, onde nós alunos poderíamos fornecer a população maior consciência desses gastos, pois grande parte dela com certeza nem sabe da existência disso.”

Atualmente o aplicativo já está disponível para download gratuito na Apple Store e uma versão para a plataforma Android está sendo desenvolvida por outros alunos também da UnB e deverá ser lançada até o final de novembro.

“Nós somos cidadãos e programadores. Como programadores podemos ajudar na política ao permitir que o povo tenha acesso à informações que não podem ser acessadas diretamente, pois algumas delas precisam de um tratamento prévio e de uma apresentação mais didática para surtirem um real efeito na sociedade”, diz Fonseca.

“Cada um tem um papel importante na sociedade, independente de cargo ou profissão, todos podem ajudar da sua maneira na manutenção da democracia e em prol do bem estar social.”