Grupo de estudos de mobilidade urbana forma jovens no Paraná

O Coletivo Travessia é um grupo independente que, há pouco mais de seis meses, trabalha questões relacionadas à mobilidade urbana em Cascavel (PR) e região. Agora, o coletivo pretende capacitar 50 jovens com idades de 15 a 18 anos a partir de oficinas sobre o tema.

Grupo de estudos sobre mobilidade urbana forma jovens no Paraná

A ideia é que os adolescentes paranaenses se organizem para discutir e fiscalizar a cidade, construindo locais mais democráticos e sustentáveis. O projeto foi inscrito em março deste ano em um edital da plataforma Catarse, em parceria com a Escola de Ativismo, e foi selecionado.

O edital prevê acompanhamento de integrantes da escola por meio de reuniões on-line desde o início do projeto até a execução, tornando-o mais eficiente. Há, ainda, uma ajuda financeira de 30% do orçamento total do projeto, caso a arrecadação no Catarse (crowdfunding) supere 70%.

Grupo de estudos sobre mobilidade urbana forma jovens no Paraná

“Acreditamos na necessidade de formarmos jovens que pensem os processos de deslocamento existentes nos centros urbanos de uma forma sustentável, porque a maior parte das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera acontecem dentro das cidades”, diz o coletivo na página do Catarse.

O objetivo é realizar dez oficinas, das quais oito serão de formação sobre mobilidade e duas com atividades práticas desenvolvidas pelos alunos. Serão abordados ativismo; deslocamentos a pé e com diferentes meios de transporte; legislação; formação histórica e conformação atual do espaço urbano em Cascavel; e mudanças climáticas.

A campanha de arrecadação de fundos vai até 2 de dezembro. Abaixo, veja como está dividido o orçamento. Quem apoia a ideia pode receber recompensas. Você pode conhecê-las ou doar diretamente aqui.

Grupo de estudos sobre mobilidade urbana forma jovens no Paraná