Inteligência artificial aplicada à sustentabilidade recebe verba

No início de dezembro do ano passado, a Microsoft anunciou a ampliação do programa AI for Earth. Com isso, a gigante da tecnologia se comprometeu a aplicar US$ 50 milhões (cerca de R$ 160,4 millhões) em cinco anos para colocar a inteligência artificial (IA) à disposição de indivíduos e organizações que atuam em prol do planeta.

Inteligência artificial aplicada à sustentabilidade recebe apoio financeiro

Segundo Paula Bellizia, gerente geral da empresa, já há em andamento projetos de IA na nuvem para melhorar a eficiência elétrica de edifícios, produzir alimentos com menos água e até colher mais ostras a partir de predições sobre as chuvas. “Acreditamos que a IA será um multiplicador de força na criação de soluções sustentáveis”, disse.

A Microsoft trabalha com a ideia de que a IA pode ser treinada para classificar dados brutos de sensores no solo, no céu ou no espaço em categorias que os humanos e os computadores entendam.

Aplicações pelo mundo

“Fundamentalmente, a IA pode acelerar nossa capacidade de observar os sistemas ambientais e como eles estão mudando numa escala global, converter os dados em informações úteis e aplicar essa informação para tomar medidas concretas para gerenciar melhor nossos recursos naturais”, explicou o presidente da empresa, Brad Smith.

Na Noruega, por exemplo, a nuvem e a tecnologia da Microsoft estão sendo usadas para melhorias na rede de energia renovável, com o propósito de prever e se preparar para oscilantes necessidades em resposta a mudanças de demanda.

Na agricultura, uma empresa da Oceania criou uma solução que usa sensores, análises e aplicativos para produzir dados meteorológicos em tempo real. “Imaginamos um futuro com conectividade de banda larga para todas as fazendas e sensores conectados à internet para cada hectare de terra”, disse Smith.

Inteligência artificial aplicada à sustentabilidade recebe apoio financeiro

No projeto, a companhia está atuando em quatro áreas-chave: clima, água, agricultura e biodiversidade. O programa também deve ser propagado dentro de ONGs e universidades.

Os projetos mais promissores dentro do AI for Earth receberão aporte. “Faremos isso não só fornecendo recursos maiores para esses projetos, mas também fazendo uma parceria estreita e trabalhando em profundidade com uma nova equipe multidisciplinar da Microsoft que reunirá a IA e especialistas em assuntos de sustentabilidade”, afirma o presidente. “Ao ajudar os grupos a escalar soluções promissoras de tecnologia de IA, nós os ajudaremos a comercializar esses serviços, para que possam ter impacto global tão rápido e amplo quanto possível.”

Do lançamento do AI for Earth, na metade de 2017, até o fim do ano passado, a Microsoft concedeu mais de 35 subvenções em mais de 10 países para acessar a nuvem e a tecnologia de IA.