Airton tinha uma floricultura, mas foi como varredor que conseguiu a liberdade que procurava. Quitéria limpava vias quando conheceu o grande amor de sua vida. Fils deixou o Congo e conseguiu no Brasil uma nova oportunidade.

Trabalhadores da INOVA que contam suas histórias no livro

Créditos: Renata Taube

Trabalhadores da INOVA que contam suas histórias no livro

Essas são alguns casos de amor, amizade e superação de trabalhadores da limpeza urbana que estavam escondidos nas ruas de São Paulo. Agora, elas ganham vida com a publicação de “Histórias de Gente, Histórias da Gente”.

A obra de 52 páginas será lançada amanhã, na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Idealizada e realizada pelo Infinito Cultural, ela traz relatos de 20 profissionais da INOVA, empresa responsável por parte dos serviços de limpeza urbana da capital paulista.

O prefácio coube ao escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, autor de telenovelas como “Amor à Vida” e “Verdades Secretas”, ambas veiculadas pela Globo. No texto, ele conta como descobriu que uma de suas primas havia se tornado gari.

Trabalhadores da INOVA contam suas experiências em livro

Créditos: Renata Taube

Trabalhadores da INOVA contam suas experiências em livro

“Fiquei surpreso, não nego”, escreve ele, após ver a foto da prima em uma postagem no Facebook. “Lá estava ela, de uniforme e um sorriso no rosto.” Provocador, Walcyr questiona: “A sociedade é construída por quem trabalha. Ainda há um certo preconceito contra os que exercem as tarefas manuais, os mais humildes. Vamos dizer que não?”.

A publicação do livro, continua ele, “vem resgatar essas vidas”. “Mostra como, por dentro de um uniforme colorido, há sentimentos, sonhos. Futuros.”

E finaliza com o contato com a prima, feito pela rede social. O final da história? Está no livro, que permanecerá disponível também pela internet, no site da INOVA.

Por QSocial