Luxemburgo tem o melhor sistema de saúde do mundo

Segundo menor país membro da União Europeia, Luxemburgo tem o melhor sistema de saúde do mundo, com uma expectativa de vida de 82 anos, segundo ranking publicado pelo respeitado Instituto Legatum, com sede em Londres.  Na última posição está o Chade (149).

Com uma população de quase 550 mil habitantes, Luxemburgo é o único grão-ducado –país cujo governo está nas mãos de um grão-duque– do mundo e tem um dos maiores PIB per capita do planeta.

Vista aérea de Luxemburgo; país tem o melhor sistema de saúde do mundo

Além da expectativa média de vida, o estudo, divulgado pelo portal britânico Business Insider, leve em consideração a saúde geral da população, as condições físicas e mentais, as infraestruturas de saúde e os serviços de cuidados preventivos disponíveis.

Em segundo lugar no quesito saúde aparece Singapura, seguido da Suíça, Japão, Holanda e Suécia. O Brasil aparece na posição 81 entre os 149 países analisados.

O país sul-americano melhor colocado no ranking é o Uruguai (38), seguida da Argentina (44), Chile (51), Paraguai (57), Equador (60), Colômbia (65), Venezuela (68).

O “Índice de Prosperidade”, divulgado todos os anos inclui ainda mais sete itens: Economia, Empreendedorismo e Oportunidades, Governança, Educação, Segurança, Liberdade Pessoal e Capital Social.