Na falta de semáforos, publicitário usa placas para evitar acidentes

Na esquina da casa do publicitário Thomaz Ballverdú, em Pelotas (RS), sempre há dois acidentes por semana, mesmo sendo uma rua de pouco movimento. Enquanto não é instalado um semáforo no cruzamento, para reduzir as colisões de carro, ele se adiantou: criou sinalizações especiais para orientar os motoristas.

A placa mostra quantos acidentes ocorreram desde 2013. Foram 102. E são um alerta para quem estiver dirigindo, pedalando ou caminhando pelo local.

Em vez de colocar a sinalização apenas na esquina de sua casa, Thomaz recorreu a fiscais de trânsito e a moradores para saber o índice de acidentes em outros locais. Nesta segunda, sete locais –cinco em Pelotas e dois em Porto Alegre– contarão com placas.

“Se conseguirmos chamar a atenção das autoridades para que façam melhorias em segurança, nem que seja em apenas uma dessas ruas, já vai ser uma baita vitória”, considera Thomaz. Além disso, a redução de acidentes devido ao alerta também será uma conquista, diz ele.

A campanha foi abraçada pela concessionária Daisul e desenvolvida pela agência Mark+.

Por QSocial