Um ônibus elétrico, sem motorista, fez sua primeira viagem-teste no fim de janeiro na cidade holandesa de Wageningen ao transportar seus passageiros por 200 metros. Chamado de WePod, o veículo é parte de uma frota que será lançada nos próximos anos para transitar na região.

A velocidade do ônibus foi de 8 km/hora, mas será de 25 km/hora quando estiver funcionando plenamente, informou a agência de notícias Reuters.

wepod2-702x336

Créditos: Cortesia/Infocus Media

Ônibus elétrico sem motorista circula na cidade de Wageningen

"É um marco", comemorou o diretor-técnico do projeto, Jan Willem. "Um veículo sem motorista nunca circulou em rodovias públicas."

Testes dos chamados veículos autônomos têm sido feitos pela indústria automobilística, desde o modelo S Sedan, da Tesla Motors, que pode mudar de pista com pouca atuação do motorista, a planos de Google e Daimler de lançar automóveis que dispensam a necessidade de condutor.

"Há iniciativas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que um veículo opera sem motorista em uma rua pública", ressaltou Iris van Cattenburch, do Connekt, grupo de empresas que desenvolvem soluções sustentáveis para o transporte público.

Segundo ela, o projeto piloto do ônibus será ampliado nos próximos meses e deve ser usado como transporte público em uma rota de seis quilômetros na cidade. O valor do projeto piloto foi de US$ 3,3 milhões. Em abril, a Holanda vai promover o primeiro teste com caminhões sem motoristas no Porto de Roterdã, que já opera com trens sem condutor.

Via Portal EcoD