Plataforma estimula consumo consciente entre crianças

O consumismo infantil é um dos problemas dos nossos tempos. As crianças são um alvo importante, não apenas porque costumam influenciar nas compras dos pais, mas também porque impactadas desde muito jovens tendem a ser mais fiéis a marcas e ao próprio hábito consumista que lhes é praticamente imposto.

Ao pensar nisso, a plataforma Quintal de Trocas busca ensinar, desde cedo, a importância do consumo consciente de maneira leve e divertida.

De acordo com o site Razões Para Acreditar, tudo começou quando a Carol Guedes, mãe da Maria Beatriz, 2 anos, levou a filha a uma feira de trocas para trocar um brinquedo que ela não gostava mais por um novo. A menina trocou um barquinho por um espelho, possivelmente mais barato do que o barquinho.

Carol voltou para casa animadas com a ideia de levar essa ideia adiante e, depois de reuniões com profissionais de diversas áreas (psicólogos, jornalistas, artistas, artesãos, entre outros), surgiu a ideia do “Quintal de Trocas”, um projeto focado no conceito de economia compartilhada na infância.

Além de promover e facilitar as trocas de brinquedos entre as crianças, onde elas aprendem “a negociar, ceder para conquistar, a desapegar-se e também a compartilhar”, a plataforma divulga uma série de informações, em forma de artigos, notícias e eventos.

A plataforma se mantém com recursos próprios, de tempo e dinheiro, e graças a doações de amigos e pessoas próximas à Carolina. Mas, após dois anos no ar (o site foi lançado em fevereiro de 2014), a mãe da Maria Beatriz viu que não poderia mais fazer uma plataforma para as pessoas, e sim com as pessoas. Ela resolveu lançar uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria.

Desde dezembro, a ação “Eu Brinco no Quintal” busca mobilizar pais, mães e profissionais que trabalham com crianças de 0 a 12 anos em torno desse sonho. A campanha termina nesta sexta-feira, 15 de janeiro.

As recompensas variam conforme o valor doado, que vão desde a agradecimentos até feiras de trocas, box de vídeos, bate-papo com a Carolina e convite para eventos.

O dinheiro arrecadado será usado para o lançamento de uma nova plataforma, “mais intuitiva, lúdica e acessível, além de uma ferramenta de educação que engloba todo o universo da criança”. Mais informações no site.

Via Portal EcoD