Quer contribuir com a coleta seletiva de lixo e, de quebra, ganhar um composto orgânico para adubar suas plantas? Pelo Programa Viagem Sustentável, válido em alguns ecopontos da cidade de São Paulo, é possível.

O sistema funciona por um cartão fidelidade. A cada descarte, a pessoa ganha um selo. Ao completar dez, ela recebe um saco de cerca de 1 kg do composto, desenvolvido a partir de resíduos de feiras do projeto Feiras e Jardins Sustentáveis – projeto que faz a compostagem de restos que iriam para o lixo.

Composto pode ser usado em vasos de tempero

Créditos: Foto: Dydydada/FreeImages.com

Composto pode ser usado em vasos de tempero

Participam do programa os ecopontos Antártica, Jaguará, Armênia, Liberdade, Vila Maria e Vila Guilherme. Eles ficam abertos, de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos, das 6h às 18h.

Nos pontos, é possível descartar resíduos da construção civil, como cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras, além de móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. O ecoponto não recebe lixo domiciliar.

Serão distribuídos sacos com cerca de 1 kg de compostagem

Créditos: Foto: divulgação

Serão distribuídos sacos com cerca de 1 kg de compostagem

A ação é uma iniciativa da INOVA, responsável pelo serviço de limpeza da parte noroeste da capital paulista. O objetivo é evitar o descarte irregular de entulho, em praças, calçadas e vias públicas, o que prejudica o trânsito de carros e pedestres e costuma atrair ainda mais lixo para o local.

O programa ainda contribui para evitar alagamentos, já que esses resíduos podem causar o entupimento de bueiros e comprometer córregos e galerias de águas pluviais.