Inspirada no Airbnb e Uber, uma startup  brasileira criou uma plataforma de compartilhamento de espaços de trabalho. Sem cobrar nada de seus usuários e com layout bastante intuitivo, serviço promete facilitar a vida de quem deseja cortar gastos, mas não quer ficar na solidão do home office.

No TemLugar, o usuário verifica através do mapa, logo na primeira página do site, diversas ofertas de espaço em qualquer lugar do país, até encontrar a que melhor opção, inclusive por dia, hora ou mês.

A ideia de criar a plataforma nasceu quando o empresário Roberto Tesch buscava encontrar gente para dividir os gastos do escritório mas não sabia aonde divulgar o espaço livre. “Liguei para alguns amigos perguntando se conheciam alguém disposto a dividir o escritório, publiquei no Facebook, mas não adiantou. Foi aí que nasceu a ideia de facilitar o encontro de pessoas que queiram compartilhar seus espaços”, conta Roberto, um dos sócios da empresa.

Embora os espaços de coworking já existissem, Roberto diz que o objetivo da plataforma é ir além ao agrupar as informações desse mercado em um só lugar.

O uso da ferramenta é gratuita tanto para quem anuncia um espaço como para quem está procurando uma boa opção entre os espaços já cadastrados. Para se comunicar e fechar acordo com o ofertante de um espaço basta anotar telefone ou e-mail e entrar em contato, o TemLugar não cobra pelos contatos fornecidos nem intermedia qualquer relação entre as partes.

Roberto conta que a empresa optou por esse modelo apostando que o benefício para os usuários impulsione as visitas e possa, então, permitir a viabilidade de outros modelos de receita, como por meio de publicidade, por exemplo.